Liderança
Katy Milene Lima Pereira de Deus
Profª Claudine Erigson Ferrão Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Tecnologia/Tecnólogo em Segurança no Trabalho (SEG 0169) – Prática do Módulo I 08/11/12
RESUMO
Liderança é um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento de metas e sua consecução, esse é um conceito muito prático para o cotidiano do Movimento Estudantil como um todo, pois são as ações de uma, de duas ou de mais de três pessoas que fazem esse movimento ter a força de mobilização. O movimento Estudantil no Brasil já foi um dos grandes responsáveis por vários fatos que marcaram a história recente. Os estudantes estiveram presentes na queda da Ditadura, no Impeachment de Fernando Collor e na criação da Petrobrás. A UNE assumiu a vanguarda do movimento estudantil em 1950, em 1964 entra na clandestinidade, neste mesmo ano o congresso aprova a extinção. Em 1968 ocorre a prisão de vária liderança. O impeachment do Collor foi o fato mais marcante pois estudantes saíram a rua com as caras pintadas, junto com seu Líder, dando um ótimo resultado, pois tiramos o Fernando Collor da presidência do Brasil, e mostrando a todos que juntos temos forças.
Palavras-chave: Liderança. Líder. Movimento Estudantil.
1 INTRODUÇÃO
A liderança em nosso cotidiano passou a fazer parte de todos os cidadãos de forma geral, sem distinção, devido a forte concorrência no trabalho, entre os amigos e com os próprios familiares. Haja vista que o processo de globalização tornou o mundo global com atuações locais. Se queres vencer lá fora antes tens que vencer aqui. Essa passou a ser a lógica!
Liderança e Líderes contribuíram muito para o movimento estudantil. Antes da fundação da União Nacional dos