Custos
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 4
2.1 INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE DE CUSTOS 4
2.2 CUSTEIO POR ABSORÇÃO 7
2.3 CUSTEIO ABC (ACTIVITY BASED COSTING) 8
2.4 CUSTO PADRÃO 11
3 PARTE PRÁTICA 14
3.1 QUESTÕES ENADE 2009 14
3.2 QUESTÕES CFC 2011/2 16
4 CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
1 INTRODUÇÃO
A cada período de tempo que passamos, o desenvolvimento das empresas crescem num ritmo muito acelerado, sendo assim o estudo das Ciências Contábeis vem se aprimorando, seguindo as diversas tendências do mundo atual, dividindo-se em diversas áreas.
Com este aprimoramento, podemos destacar a Contabilidade de Custos, este trabalho apresentará diversas explicações para um básico entendimento neste ramo das Ciências Contábeis.
O trabalho contemplará conceitos introdutórios para a Contabilidade de Custos, serão apresentados também os seguintes métodos para análise dos custos que podem ser utilizadas nas empresas: Custeio por Absorção, Custeio ABC (Activity Based Costing) e Custo Padrão.
Serão apresentadas também questões práticas, retiradas dos exames do ENADE de 2009 e do CFC 2011, com as suas devidas resoluções e análises descritivas.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE DE CUSTOS
Hoje para as empresas, a Contabilidade se torna cada vez mais relevante para a obtenção do sucesso empresarial planejado, conforme Vanderbeck e Nagy (2003, p. 14) “A importância das informações contábeis para a operação bem-sucedida de uma empresa, incluindo dados sobre custos específicos, foi reconhecida há muito tempo”.
Ao passar dos anos, o estudo da Contabilidade está cada vez mais se aperfeiçoando. De acordo com Martins (2003, p.19) “Até a Revolução Industrial (século XVIII), quase só existia a Contabilidade Financeira (ou Geral), que, desenvolvida na Era Mercantilista, estava bem estruturada para servir as empresas comerciais”. Com esta evolução, as organizações