Métodos de Ensino de Línguas Estrangeiras:
ISSN-1678-3182
73
Métodos de Ensino de Línguas Estrangeiras: fundamentos, críticas e ecletismo
Prof. Ms. Márcio Luiz Corrêa Vilaça
UNIGRANRIO/UFF
Resumo: Este artigo discute diferentes questões relativas a métodos de ensino de línguas estrangeiras, com especial atenção à definição do conceito, críticas e a Era PósMétodo.
Palavras-Chave:
método,
língua
estrangeira,
ecletismo,
era
pós-método
Foreign Language Teaching Methods: fundamentals, criticism and eclecticism
Abstract: This article discusses different aspects concerning foreign language teaching methods with the main focus on the definition of the concept, criticism and the PostMethod Era.
Keywords: method, foreign language, eclecticism, post-method era
1. Introdução
Questões relacionadas a métodos de ensino despertam grande interesse, curiosidade e fascínio no ensino de línguas estrangeiras. Qualquer pessoa que faça um breve estudo histórico sobre o ensino de línguas estrangeiras perceberá facilmente que a busca por um método perfeito foi durante muito tempo uma obsessão (BROWN, 2001). Conforme Nunan(1995) aponta, acreditava-se na possibilidade de desenvolvimento ou descoberta de um método que pudesse ser bem-sucedido em todos os contextos e com todos os alunos.
Esta incansável busca pelo método perfeito de ensino de língua estrangeira foi comparada por diversos autores, entre eles, Prator(1979), ao movimento de um pêndulo, uma vez que, em geral, cada método novo busca, de certa forma, romper
Volume VII Número XXVI Jul- Set 2008
Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades
ISSN-1678-3182
74
radicalmente com o anterior. Cada nova metodologia de ensino era defendida como uma revolução que pretendia corrigir todos os erros das anteriores.
Conforme afirma Prator(1979:05), os defensores e adeptos de um método novo
“negavam a validade” dos métodos anteriores.
2. Um breve olhar histórico