A confiança da liderança na sustentação do negócio
Na década de 90, o conceito de Melhores "Empresas para se
Trabalhar" no Brasil ampliou a ideia de que uma organização deveria ter como objetivo principal oferecer os melhores produtos e serviços e passou a apontar que além destes, deveriam oferecer os melhores ambientes para se trabalhar.
O Great Place to Work, instituto responsável por pesquisas que qualificam as empresas neste ranking, aponta
"que
o desenvolvimento de relações de confiança é o fator principal nas
Melhores Empresas para Trabalhar. O papel da liderança é chave nas organizações, uma vez que, para o funcionário, o seu líder imediato representa a própria empresa. A liderança é também responsável por desenvolver e incentivar relações de confiança na organização pela postura, pelo exemplo e pela adoção de práticas que interferem diretamente no ambiente de trabalho. Preparar e desenvolver a liderança na empresa é uma ação mandatória. Liderança não significa apenas envolver as pessoas que ocupam cargos de chefia. Pode - e deve - abranger um contingente maior de funcionários, inclusive aqueles que estão sendo preparados para gerir pessoas no futuro".
As empresas de um modo geral buscam transmitir confiança aos seus clientes, pela qualidade de produtos e serviços. E mesmo as marcas mais solidificadas precisam constantemente cuidar para se manterem competitivas e saudáveis. No entanto, é sabido que o mundo vive uma transformação espantosa e de incertezas. A credibilidade da marca não é mais somente garantida pela qualidade de seus produtos, serviços e valor atrativo. As organizações do mundo todo precisam estar atentas às demandas de um novo cenário: ser responsável socialmente e ambientalmente e principalmente com o seu cliente interno. Cliente interno? Sim, com aquele profissional que cede ao seu negócio, seu sorriso, sua voz, sua alegria, sua inteligência e força de trabalho para o atendimento encantador.
Fazer parte