Comunicação
COMUNICAÇÃO COM PESSOAL Cultura é a maneira de sentir, pensar e agir de uma comunidade qualquer. A cultura de empresa ou do departamento se forma a partir das decisões e ações da organização ou da gerência e da à comunicação que se faz de tudo isso. Se decisões e ações são produtivas do ponto de vista da cultura e a comunicação reflete bem isso, forma-se uma cultura de competência e profissionalismo. Quando as decisões e ações não são produtivas ou a comunicação falha, cria-se uma cultura desagregada e incapaz efetivamente a empresa.
Exemplo de decisões e ações adequadas, que contribuem para a solidificação de uma cultura de competência:
Os direitos levam o trabalho a sério e são responsáveis nas decisões de negócios;
O mérito é premiado- e não as simpatias;
A organização investe no próprio negócio, um sinal evidente de que acredita nele;
A organização investe em treinamento do pessoal, mostrando que acredita no desenvolvimento e nas pessoas a ela vinculadas A identidade e a imagem da empresa formam sua cultura
Ora, se a organização tem bases boas, se tem uma essência que justifique uma cultura sólida, a comunicação deve complementar, reforçando os valores fundamentais dessa cultura. Eventualmente, falhas de comunicação fazem com que haja uma desarmonia entre aquilo que a organização é e o que parecer ser e isso compromete a formação cultural.
O gesto tem de atuar sempre como agente de comunicação, ajudando a empresa a cria uma cultura de competência.
Processo contínuo de comunicação
A comunicação é um processo contínuo. Tudo o que faz ou diz é registrado e resulta em uma resposta qualquer, ainda que essa fique passiva. Assim, o gestor tem de manter-se em estado de alerta, para que seus atos e mensagens reflitam valores positivos da cultura.
Igualmente ele tem de buscar feedback, ou as reações dos colaboradores, ás mensagens e atos da direção, para saber se não está havendo distorção de