Sistema de decis o
Na administração, pode ser entendido quase como um sinônimo para administrar. Para se tomar uma decisão, precisam-se avaliar, no mínimo, duas alternativas; caso contrário, não se teria o que decidir. A decisão deve ser feita com racionalidade e consciência para que seja escolhida a opção que apresente o resultado desejado ou o mais próximo possível dele.
Etapas do processo decisório
O processo de tomada de decisão se divide em cinco etapas: reconhecimento, estudo das alternativas, planejamento, implementação e controle.
A etapa de reconhecimento consiste em reconhecer o problema ou a oportunidade sobre a qual a decisão vai ser tomada. Essa etapa é crucial, pois, se não for bem feita, todo o trabalho de uma equipe será desperdiçado. Pode ser considerada a mais difícil das cinco, pois é o pontapé inicial e todas as demais serão consequência dela.
O estudo das alternativas é a elaboração de alternativas de ação e consiste em elencar possibilidades para resolver o problema ou aproveitar a oportunidade. É necessário elaborar alternativas, pois se elas não existem, não há decisão a ser tomada. Para facilitar essa segunda etapa, existe um instrumento gráfico chamado árvore de decisão. Esse instrumento avalia as alternativas disponíveis e normalmente é utilizado quando existem várias alternativas a serem analisadas.
A etapa de planejamento é a avaliação das vantagens e desvantagens de cada alternativa. É necessário ter senso crítico para poder analisar as alternativas, para que realmente se escolha a melhor delas.
A etapa de implementação corresponde a selecionar a alternativa que melhor se apresentou na etapa anterior. Após a alternativa ser escolhida, aconselha-se anunciá-la com confiança e de forma decisiva, para que a mudança decorrente dessa escolha não gere insegurança nos outros. Um erro comum é implementar a alternativa escolhida na
época