Fichamento
Para falar de conhecimento cientifico primeiro devemos saber distingui-lo de outros conhecimentos. Pegando dois exemplos, um de um camponês, que sem estudo, sabe a época certa de plantar tal planta e a necessidade do adubo em sua plantação e o outro de um Agricultor que tem varias ferramentas maquinarias, fertilizantes, adubos químicos, e tem um amplo conhecimento sobre como diversificar sua plantação para um melhor aproveitamento do solo. Pode-se observar a utilização de dois tipos de conhecimento, no primeiro o conhecimento popular que é passada de geração para geração, com os conhecimentos dos teus antepassados. E no segundo o cientifico que é obtido de modo racional, baseado em estudos, pesquisas etc.
Correlação entre Conhecimento Popular e Conhecimento Cientifico
O conhecimento popular tido como senso comum, não se distingue do conhecimento cientifico, o que os faz diferentes é o modo, o método e os instrumentos a ser conhecidos. Podemos assim, mostrar dois aspectos:
A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e a verdade.
Um mesmo objeto ou fenômeno pode ser instrumento de observação tanto cientifico ou popular é a forma de se observar.
Segundo Bunge (1976:20), “a descontinuidade radical existe entre a ciência e o conhecimento popular, em numerosos aspectos, não deve ser ignorado certa continuidades em outros aspectos principalmente quando limitamos o conceito de conhecimento vulgar ao bom senso”. O ideal racional é obtido muito mais por teorias cientifica do que pelo conhecimento comum. Por isso o senso comum não consegue mais do uma objetividade e racionalidade limitada, pois esta relacionada à percepção e à ação.
Características do Conhecimento Popular
Segundo Babini (1957:21) “se o bom senso, apesar de absorver à racionalidade e objetividade, consegue atingir essa condição de forma muito limitada, pode-se dizer que o