Método de Custeio ABC
Os controles de custos são fundamentais para a garantia da saúde financeira das empresas e para a correta apuração da rentabilidade de linhas de produtos. O Custeio ABC, vindo do inglês Activity Based Costing, é uma metodologia de custeio baseada em atividades e que busca facilitar a analise estratégica dos custos que mais impactam em consumo de recursos em uma empresa. Esta metodologia foi desenvolvida pelos professores de Harvard, Robert Kaplan e Robin Cooper na década de 1980.
Os principais fatores analisados são a quantidade, a relação causa e efeito, e a eficácia que os recursos de uma empresa são consumidos em suas atividades mais relevantes. A importância que se dá à utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também proporciona informações gerenciais que auxiliam os tomadores de decisão, como por exemplo, os custos das atividades, que permitem aos gestores atribuírem responsabilidades aos responsáveis por cada setor.
Um diferencial do sistema de custeio ABC, é que a sua utilização, por exigir controles detalhados, proporciona o acompanhamento e possibilita correções nos processos internos da empresa, ao mesmo tempo em que permite a implantação e/ou aperfeiçoamento dos controles internos da empresa.
Como exemplo, podemos citar um evento empresarial que demanda recursos de várias áreas e atividades como é o caso da venda de um produto. Este evento requer a execução das seguintes atividades principais:
Identificação e conquista de um cliente.
Contato, negociação e efetivação da venda.
Emissão da ordem de produção.
Preparação do produto e embalagem.
Expedição e transporte do produto.
Emissão da nota fiscal.
Cobrança do cliente.
Assistência técnica ao cliente.
Garantias do produto. Neste exemplo, vários departamentos estão envolvidos num mesmo evento, que no caso são os departamentos de marketing, vendas, expedição, financeiro, produção,