Custeio método ABC
Neste caso o método de custo abordado é o ABC - O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista aos produtos e serviços. O ABC parte do princípio, de que não é o produto ou serviço que consome recursos, e sim, os recursos são consumidos pelas atividades e estas, por sua vez, são consumidas pelos produtos ou serviços.
A empresa estudada é uma prestadora de serviços que aluga material para festas. Desde o orçamento, transporte até a entrega do serviço e finalização, os custos foram analisados separadamente.
Segundo estudo pode se verificar que que a atividade que mais consome recursos era a análise de cliente devido ao baixo numero de análises no período.
Em contrapartida o recurso que teve maior utilização de recursos foi o transporte de materiais mas é justamente aí onde se concentram o maior número de trabalhadores e também por utilizar muitos recursos de manutenção e combustível.
A forma como o método ABC é apresentado nesse artigo demostra imensa qualidade na avaliação de custo, na percepção dos pontos a ser melhorados, entretanto desconsidera, para o trabalho cotidiano as possíveis dificuldades de aplicação pelo fato do método ser demasiadamente detalhado.
Quanto a conclusões, o artigo apenas refere as do próprio custei na identificação dos custos mais importantes, contudo deixou de apresentar os contras do método focando exclusivamente os prós.
De modo geral é um bom artigo no que refere a apresentação de um método as tabelas, quadros e fluxograma estão bem distribuídos e da fácil compreensão e servem muito como elemento para estudos futuros desde que considerando outros trabalhos. A contabilidade