Metodos de custeio ABC
1. Por que o sistema contábil tradicional não é uma boa opção para os tomadores de decisão em custos logísticos?
A contabilidade tradicional não consegue suprir as carências, porque os referidos custos não são identificados, mensurados e informados, da forma que este necessitam para seu processo de tomada de decisão. 2. Quais os fatores a serem considerados para se definir adequadamente um sistema de custos logísticos para a tomada de decisão?
Há uma necessidade de buscar uma metodologia que seja adequada à identificação, mensuração e acumulação de Custos Logísticos, para que possam ser analisados em diversas dimensões como produto, cliente, canal de distribuição, pedido, região, a proximidade e fidelização de clientes, o controle de seus custos por processos/atividades, a formação de parcerias/alianças estratégicas com fornecedores e a promoção da qualidade total, dentre outras. 3. O QUE e QUAIS são os métodos de custeio?
Os Métodos de Custeio estão relacionados à forma de atribuir os custos aos produtos ou outros objetos, tais como: clientes, regiões, canais de distribuição, etc. São adotados visando a orientar o tomador de decisões na escolha da melhor alternativa para a solução de um problema e, se necessário, efetivar ações corretivas, em caso de resultados não planejados. Existem vários métodos para a contabilização dos custos e alguns são amplamente utilizados, tais como: Custeio por Absorção – com e sem Departamentalização, Custeio Variável, Custeio Direto e, Custeio baseado em Atividade – ABC. 4. Quais são os fatores relevantes para a tomada de decisão do sistema de custeio variável?
Relações de custo, volume, lucro de cada produto ou serviço, esse sistema é bastante utilizado nas empresas, pois os gestores podem tomar decisões de curto prazo.
Página 2 de 5 5. Porque o método da Teoria das Restrições (TOC) deve ser considerado para as tomadas de decisão em relação aos custos logísticos?
Porque o