Método da escolha forçada
Há uma variedade de métodos para avaliar o desempenho humano. Avaliar o desempenho de grande número de pessoas dentro das organizações utilizando critérios de equidade e de justiça e, ao mesmo tempo, estimulando as pessoas, não é tarefa fácil. Por esta razão, muitas organizações constroem seus próprios sistemas de avaliação ajustados às suas características peculiares e os desdobra. No pessoal de direção e gerencia predomina a visão estratégica, mensalista predomina a visão tática e horistas predomina a visão operacional.
Método da Escolha Forçada
O Método da Escolha Forçada foi desenvolvido a partir da Segunda Guerra Mundial como o objetivo de selecionar os soldados que receberiam uma promoção. Com o passar do tempo esse método foi utilizado de maneira experimental demonstrando resultados bastante satisfatórios, o que resultou na sua posterior adaptação e implantação dentro das diversas organizações empresariais.
Escolha Forçada.
Elimina a superficialidade, a generalidade, a generalização e a subjetividade – aspectos característicos do método da escala gráfica - surgiu o método da escolha forçada. Consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de fases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento. Cada bloco é composto de duas, quatro ou mais frases. O avaliador deve escolher forçosamente apenas uma ou duas frases em cada bloco que mais se aplicam ao desempenho do funcionário avaliado. Ou então, escolher a frase que mais representa o desempenho do funcionário e a frase que mais se distancia dele. Daí a denominação escolha forçada. Que se caracteriza na verdade por avaliar o desempenho profissional das pessoas dentro das empresas, através de frases descritivas de alternativas específicas dos vários tipos de atuação profissional de cada indivíduo. No formulário onde ficam os blocos de características