Os principais m todos tradicionais de avalia o do desempenho
Os principais métodos tradicionais de avaliação do desempenho
MÉTODO DE RELATÓRIOS VERBAIS
É a comunicação verbal que o avaliador faz ao avaliado sobre o seu desempenho profissional em determinado período de tempo. Mesmo com todas as suas limitações, o método de relatório verbal é um dos mais utilizados para avaliar o desempenho do empregado. O relatório verbal só deve ser empregado quando não há outros métodos de avaliação disponíveis. O avaliador precisa ser um profissional eficiente, responsável e imparcial, dadas as suas limitações.
VANTAGENS DO MÉTODO DE RELATÓRIOS VERBAIS
Rapidez na aplicação
Permite liberdade de expressão ao avaliador
Cria a oportunidade de orientar o avaliado no próprio momento da avaliação
DESVANTAGENS DO MÉTODO DE RELATÓRIOS VERBAIS
É incompleto
Favorece o subjetivismo
Está preso a circunstâncias de momento e falhas de memória
Não deixa documento algum sobre opinião emitida
Não permite tabulação posterior
MÉTODO DAS ESCALAS GRÁFICAS
O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados.
Para tanto, utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho e as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores.
Os fatores são previamente selecionados e escolhidos para definir em cada pessoa as qualidades que se pretende avaliar. Cada fator é definido com uma descrição sumária, simples e objetiva.
MÉTODO DAS ESCALAS GRÁFICAS
Escalas gráficas contínuas: consiste em escalas em que apenas os dois pontos extremos são definidos e a avaliação do desempenho poderá se situar em qualquer ponto da linha que os une. No caso, há um limite mínimo e um limite máximo de variação do fator de avaliação e a avaliação pode ser feita em qualquer ponto dessa amplitude de variação.
Qtdd produção Qtdd produção
insatisfatória