Projeto cidadão
Introdução
A região nordeste apresenta os piores índices sócio-econômicos, sendo um deles a desnutrição, e dentro desse contexto, a capital alagoana não é diferente. Visando a transformação desse quadro, o projeto da horta comunitária pode contribuir para a melhora da vida dos indivíduos que se encontra em situação de desemprego e exclusão social, acarretando entre outros problemas a desnutrição. A construção de hortas comunitárias tem se mostrado eficiente em diversos aspectos, entre eles o baixo custo para a sua implantação, pois com o passar do tempo, até mesmo aqueles que não estão envolvidos diretamente no projeto contribuem para o sucesso do mesmo, doando sementes, ministrando palestras, entre outros. O Projeto poderá contar com a participação de parcerias entre os setores público, privado e terceiro setor, e a sociedade poderá acompanhar todas as etapas através da realização de assembléias.
Objetivos Geral: Identificar no município de Maceió as comunidades de baixa renda, que apresentam piores índices nutricionais, para produzir e disponibilizar alimentos de qualidade para esta população. Específicos: • Produzir e disponibilizar alimentos de qualidade para os envolvidos; * Incentivar o trabalho em grupo da comunidade; * Profissionalizar a comunidade; * Gerar renda, através da comercialização da produção excedente; * Promover a saúde e o bem estar social;
Justificativa O presente projeto visa atender as necessidades de comunidades constituídas por famílias de baixa renda em situação de carência nutricional, bem como concorrer para a geração de renda das mesmas, com a comercialização de produtos horti/fruti na própria comunidade. Ao mesmo tempo muitas áreas públicas, que são erroneamente utilizadas como depósito de entulho e lixo, podem ser transformadas em locais produtivos e de bom aspecto visual.
Desenvolvimento das ações com cronogramas e etapas