Musicalidade
A Musicalidade na Língua Portuguesa.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Introduzindo a música dentro da sala de aula na escola Anísio Teixeira.
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Qual a importância de se trabalhar a musicalidade na língua portuguesa dentro da sala de aula?
4 HIPÓTESES • O uso da musicalidade deixara as aulas mais dinâmicas, proporcionando a interação entre professor e aluno. • O estimulo à escrita e a leitura a partir da música, já que a mesma é uma ferramenta importante para o ingresso na sociedade. • Despertar a curiosidade do aluno em descobrir um mundo de imaginações e fantasias que existe por trás das palavras combinadas, incentivando a criar e produzir o novo senso crítico através das músicas nacionais.
5 OBJETIVO
5. 1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver a leitura e a interpretação do texto musical.
5. 2 OBJETIVO ESPECIFICO • Possibilitar aos alunos que exerçam a interpretação de texto não só escritos, mas cantados (decifrar o lúdico).
• Trabalhar a oralidade dos discentes.
• Trabalhar a sonoridade a partir da música de Charlie Brown Jr. “Não é Serio” e Titãs “ É Preciso Saber Viver”.
6 JUSTIFICATIVA O Projeto tem por finalidade trabalhar uma aula diferente, pois fazer com que os alunos consigam compreender um texto, assim estimulando-os a um debate sobre as letras das músicas de Charlie Brown Jr e Titãs, em relação ao mundo em que vivemos e que nos é revelado na (TV). A importância de se trabalhar a musicalidade na língua portuguesa dentro da sala de aula faz com que o ensino/aprendizado se torne eficaz, pois possibilita o hábito da leitura e o desenvolvimento para prática de interpretação e produção de textos, fazendo com que o aluno se aproxime mais da leitura de forma que desperte o interesse do aluno em buscar novos meios e fontes de estudos enriquecendo seu conhecimento para uma boa aprendizagem. Assim, o presente projeto se