musicalidade
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 67) os conteúdos relacionados ao fazer musical para as crianças nesta faixa etária, deverão ser trabalhados em situações lúdicas, fazendo parte do contexto global das atividades.
Dessa forma, trabalharemos com a musicalização através das atividades que permitam que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a comunicação com o outro.
Serão realizadas atividades com objetos que emitem diferentes sons e Cds de músicas variadas, que darão oportunidade de se trabalhar ritmos e expressão corporal. Também, utilizaremos brincadeiras de rodas, poesias e rimas envolvendo nas canções os próprios nomes das crianças, frutas, cores, etc., enfatizando o desenvolvimento da linguagem oral.
Para trabalhar as atividades de Matemáticas (noção de quantidade), estaremos oferecendo as crianças musicas, que em suas letras, são contempladas a sequência numérica.
Faremos atividades com diversos materiais recicláveis que emitem sons, para que a criança desenvolve a percepção auditiva, percebendo diferentes fontes sonoras e a classificação de sons segundo as suas ordens.
Na área de natureza e sociedade proporcionaremos a criança o contato com diferentes gêneros musicais como: a música clássica, a música sertaneja, a música popular, o samba, dentre outros. Nesse contexto, estaremos colaborando para a criança construir sua identidade musical, pois a mesma terá acesso a outros gêneros musicais que não são tão explorados pela mídia.
Por isso, é tarefa da escola estender o campo da experiência musical do aluno, oferecendo-lhe, também, meios que diferenciem os contextos sonoros e possibilitar a socialização entre as crianças. É o que respalda a Lei, assinada em 18 de agosto de 2008, nº 11.769 que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) de 1996, e institui a música como conteúdo curricular obrigatório em toda a educação