eutanazia
Tema:
Eutanásia
Professor: Rui Lage
Aluno: Vera Ramos
2ºU 1147
Junho de 2014
Índice
Eutanásia
O que significa?
Eutanásia nasceu da palavra grega (eu+thanatos) que significa boa morte ou morte sem dor. A prática de eutanásia é suportada pela teoria que defende o direito do doente incurável de pôr termo à vida quando está sujeito a intoleráveis sofrimentos físicos ou psíquicológicos. A eutanásia é um tema que leva a muita polémica, tendo países com legislação definida sobre a sua prática e outros países que a negam por vários motivos. Seja qual for a forma de eutanásia exercida, seja ela legalizada ou não, é considerada um assunto que causa controvérsia, havendo sempre prós e contras – teorias que podem mudar com o tempo e a evolução da sociedade, tendo em conta o valor humano.
Eutanásia Ativa e Eutanásia Passiva
É importante saber que existe dois tipos de eutanásia: a "eutanásia ativa" e a "eutanásia passiva".
A "eutanásia ativa" conta com a deliniação de actos que têm como objectivo por fim à vida, sendo planeada entre o doente e o profissional que vai levar a termo o acto.
A "eutanásia passiva" por sua vez, não provoca a morte. com o passar do tempo, em conjunto com a intervenção de cuidados médicos, o doente acaba por morrer. São paradas todas os atos que tenham por fim prolongar a vida do doente. Não há por isso um acto que provoque a morte (tal como na eutanásia ativa), mas também não há nenhum que a impeça (como na distanásia).
→ A Favor
"A dor, sofrimento e o esgotamento do projeto de vida, são situações que levam as pessoas a desistirem de viver" Pinto Silva.
Para quem argumenta a favor da eutanásia, acredita-se que esta seja um caminho para evitar a dor e o sofrimento de pessoas em fase terminal ou sem qualidade de vida, um caminho consciente que reflete uma escolha informada, o término de uma vida em que, quem morre não