Estado da natureza
ESTADO DA NATUREZA: É de guerra, todos contra todos, gera o medo da morte violenta e como proteção os homens inventaram as armas, e começaram a cercar suas terras, porém isso não adiantava, pois sempre haverá o mais forte que vencera o mais fraco e ocupara suas terras.
A posse de terra não era reconhecida, a vida não tinha garantia e a única lei era a da força (percepção social). Para finalizar, o (Estado de Vida) ameaçador e ameaçado decidem passar á sociedade civil (Estado Civil) criando o poder político e as leis.
CONTRATO SOCIAL: Passagem do estado da natureza para a sociedade civil, os indivíduos renunciavam a liberdade natural, as riquezas e as armas, então concordaram em transferir a um terceiro (soberano) o poder de criar e aplicar leis, tornando-se uma autoridade política. O contrato social faz parte do “direito natural” do direito romano, que significa, as pessoas tinham que ser livres e possuir os mesmos direitos e concordar, já as pessoas que não forem a vontade de geral e livre na sociedade fazem voluntariamente um contrato ao soberano que tem o poder de dirigi-los.
O direito natural Contrato social
Idéia de comunidade Idéia de sociedade
Grupo humano indivisível, Possuem indivíduos independentes compartilham os mesmos bens, e isoladas, dotados de direitos as mesmas crenças, idéias e naturais e individuais, que decidem costumes. Possuem um destino por um ato voluntário (CS) para comum Coletividade natural ou vantagens e interesses recíprocos. divina. Coletividade voluntária, histórica.
Sociedade civil é Estado, vivendo sobre as leis promulgadas e aplicadas pelo soberano. Os indivíduos vão transferir ao