Motivação para o trabalho
Conceito de Motivação
A Palavra Motivação deriva do latim “Motivus”, “Movere”, que significa deslocar-se, mover-se, sendo assim Motivação pode ser definida como a força, o impulso que nos move e direciona a um objetivo.
Existem várias teorias que procuram explicar as necessidades que são comuns a todas as pessoas, assim, não somente na área do pensamento filosófico, como também, posteriormente, sugiram várias outras buscando explicar como motivar-se e como as empresas podem estar motivando seus funcionários, vamos citar algumas delas:
Teoria de Maslow . Teoria Hierárquica das Necessidades
Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, apresentou uma teoria para explicar as razões da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. Este autor representou a sua concepção através de uma pirâmide em que, na base, estariam as necessidades fisiológicas, e, no cume, as necessidades mais elevadas, que seriam as de auto-realização.
As necessidades fundamentais seriam as necessidades básicas: as fisiológicas e as de segurança. Só depois de estas necessidades estarem satisfeitas se ascende na hierarquia para satisfação de outras mais complexas e mais elevadas. Cada pessoa possui sempre mais de uma motivação e todos os níveis atuam conjuntamente no organismo. Todas as necessidades estão intimamente relacionadas com o estado de satisfação ou insatisfação de outras necessidades. Se não houvesse obstáculos, o ser humano progrediria na hierarquia até ao topo. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Esta teoria pretende entrosar aspectos motivacionais biológicos, psicológicos, sociais e culturais.
NECESSIDADES FISIOLÓGICAS - Constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. São