Logistica porto de natal e natura
De acordo com a visita ao porto de Natal, podemos observar parte de sua logística, que possui um sistema parcialmente manual onde as máquinas necessitam de um operador em tempo integral, e de acordo com o vídeo apresentado em sala de aula, a Natura utiliza um sistema de produção automatizado onde a consultora realiza seu pedido via internet e este verifica a sua disponibilidade. A matéria prima já vem embalada em palites e seu armazenamento também é automatizado.
A logística do porto é externa, pois trata-se de buscar a melhor maneira de transportar os produtos, movimentação de cargas, carregamento e descarregamento, agenciamento marítimo, rebocagem, dentre outros. Os serviços prestados são interdependentes, pois podem ser realizados tanto por empresas que desempenham somente uma das atividades quanto por operadores, integrados cujos conhecem e opera cada uma das etapas desse transporte marítimo. Existe uma central que recepta informações de chegada de navios e daí são organizadas questões como sua permanência, tipo de carga, tempo de carregamento e descarregamento até sua partida. O custo de permanência de carga no pátio do porto, como também o tempo de estadia do navio, são arcados pelo remetente ou destinatário, dependendo do acordo entre ambos.
Na Natura a produção é enxuta onde o fluxo dos produtos é por projeto. Que só são confeccionados após o processamento de pedidos das revendedoras, ou seja, ocorre desde a aquisição de insumos até a entrega do produto ao consumidor final, tendo assim um melhor acompanhamento de seus departamentos.
A Natura se responsabiliza pelo serviço de transporte da mercadoria para suas consultoras e estas se encarregam de finalizar diretamente com o consumidor final. O fluxo de produção é mista porque alguns produtos tem produção continua e outros são intermitentes, dependendo de sua demanda, já que trata-se de um diversificado mix de produtos.
São diversos os processos relacionados a