logistica
O Brasil é o terceiro país em consumo de cosméticos em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, respectivamente. O aumento do número de mulheres no mercado de trabalho, o aprimoramento tecnológico, o desenvolvimento de novos produtos, a diminuição dos preços, a emergência da classe C e o aumento da expectativa de vida tem contribuído para o crescimento do setor em âmbito nacional.
Diante desse cenário de prosperidade e crescimento, a Cosmetic Ex, indústria americana de cosméticos, decidiu se instalar no país.
A empresa tomou uma decisão estratégica adequada ao iniciar suas atividades com o lançamento de uma linha praia. O Brasil é um país de clima tropical, com uma larga faixa litorânea e com sol durante quase todo o ano. Além disso, as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de proteção da pele contra o câncer e outros problemas. Inicialmente, a linha praia será lançada nas principais cidades litorâneas do Nordeste. Depois essa linha de produtos estará disponível em todo o país e a produção da empresa será composta de 4 grupos de produtos: cabelos, pele, perfumaria e maquiagem.
Para a elaboração do relatório foi realizado um benchmarking com duas empresas de grande porte, que representam uma parte considerável do mercado brasileiro de cosméticos: Natura e Avon. O desenvolvimento foi subdivido em 11 itens, de modo a facilitar o entendimento e a assimilação dos seus principais aspectos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 INSTALAÇÃO
A Cosmetic Ex deve instalar sua fábrica, seu escritório central e centro logístico na cidade de Amélia Rodrigues, devido aos incentivos fiscais, o valor menor dos terrenos e pela infraestrutura que a cidade oferece. A cidade está próxima de Salvador e de dois importantes portos para exportação e importação (Porto de Salvador e de Aratu). Além disso, há outra razão muito importante para a escolha desse município: está bem próximo de Feira de Santana (menos de 30 km),