musica
SINOPSE
A música como instrumento de compreensão das diferenças lingüísticas. A língua como ferramenta das diversas linguagens à disposição do falante. O processoensinoaprendizagem da língua materna tendo a letra-de- música como auxiliar do professor. As aulas de língua portuguesa e a contribuição dos estudos de variação lingüística. Análise compara tiva entre variantes e uso padrão. Avaliação da aborda gem didática dos conteúdos gramaticais nas letras-de-música.
8
RESUMO
SILVA, Virginia Candido.
A música popular brasileira: instrumento de compreensão das diferenças lingüísticas.
Aplicação didático-pedagógica das variações presentes nas letras-de-música de diferentes perí odos. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em
Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de
Janeiro, 2007.
Esta dissertação desenvolve considerações a respeito da língua portuguesa falada no Brasil, tendo como base a teoria das diferenças lingüísticas. Em nossa pesquisa, escolhemos usar letras-de-música para corpus de trabalho, por considerá-las um gênero de ampla circulação social, no qual as variações lingüísticas se manifestam.
Verificamos que este procedimento facilita o ensino da língua materna, estimulando no aluno a construção do conhecimento de maneira consciente e participativa, além de suscitar a reflexão e o raciocínio. A aprendizagem através de letras-de-música mostrou-se, ademais, adequada aos estudos lingüísticos – os fônicos, os semânticos e a gramática em geral – como fenômenos presentes em todas as variantes, com as distinções pertinentes ao que é denominado padrão e não-padrão. procuramos no decorrer de no ssa exposição, ressaltar a importância de um trabalho docente que conduza o aluno à percepção das diferenças li ngüísticas, de maneira que saiba utilizá-las em situações diversas de comunicação.
Palavras-chave:
Língua; Variação lingüística;