Musculação
As vantagens
Quando bem orientados, exercícios com pesos podem trazer benefícios: ajuda ao adolescente a ter condicionamento físico, melhorar o desempenho nos esportes e a reforçar a musculatura. Além disso, ajuda no desenvolvimento dos ossos e no ganho na densidade mineral óssea, prevenindo o surgimento posterior de doenças ósseas, como osteoporose. Também combate obesidade, estresse e fadiga crônica; diabetes e hipertensão precoce; melhora o condicionamento cardiovascular, a flexibilidade e as habilidades motoras; aumenta a autoestima.
Porém o adolescente não pode ter como objetivo principal o aumento da massa muscular. Só após o pico do salto de crescimento, quando o corpo deixa para trás as características infantis e ganha as de adulto é que o exercício pode ter esta finalidade. Antes disso, o menino, por exemplo, não possui sequer testosterona suficiente para ganhar massa muscular. Antes de iniciar a atividade passe por um médico que possa atestar a condição física e a maturação de cada adolescente. Se houver algum problema, o médico irá orientá-lo como deve proceder para fazer as atividades adequadas e não se prejudicar.
As desvantagens
É preciso supervisão rígida durante o treino, porque o adolescente quer ficar forte, desenvolver braços e pernas musculosos, e não tem paciência para esperar os resultados. Então aumenta por conta própria a carga do exercício ou utiliza aparelhos que não deve,