musculação
Pois é. Enquanto algumas de suas amigas procuram um jeitinho de perder uns 3 quilos, você torce para ganhá-los – nos lugares certos do corpo. E fica triste cada vez que tem de procurar roupa na sessão infantil, de tão magrinha que é. Ganhar curvas não é uma tarefa tão fácil, mas está longe de ser impossível. Com uma alimentação balanceada, a prática regular de esporte e alguns exercícios específicos, você vai conseguir o corpo dos sonhos antes do que imagina – e o melhor, com muita saúde.
Antes de começar a se preocupar com tudo isso, faça o calculo do IMC (índice de massa corporal) para checar se você está, de fato, abaixo do peso ideal ou apenas precisa de curvinhas extras.
É bem simples calcular o IMC. Faça a seguinte conta: PESO ÷ ALTURA X ALTURA. Por exemplo, se o seu peso é 55 kg e a sua altura é 1, 65 m, seu IMC será de 20,2.
Classificação:
IMC abaixo de 18,5: você está abaixo do peso ideal e precisa ter acompanhamento médico.
IMC de 18,6 a 24,9: você está dentro do peso ideal, compatível com sua altura.
IMC de 25 a 29,9: você está acima do peso.
IMC acima de 30: indica obesidade e também precisará de acompanhamento médico.
Alimentação
Nem adianta se entupir de guloseimas para ficar mais “encorpada”. Isso só vai trazer prejuízos para o corpo (malditas gorduras – mal – localizadas). Ao comer de forma errada (alimentos gordurosos e com muitas calorias), o corpo está ingerindo massa gorda, enquanto que, para ter um corpão é necessário ganhar músculos.
- Prefira carboidratos integrais como os cereais, frutas, mel, e gorduras mono e poliinsaturadas, como o azeite. Evite os alimentos termogênicos, que aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal, o que acarreta na redução de peso. São eles: canela, gengibre, chá verde, pimenta, vinagre de maçã e guaraná em pó.
- Quando bater aquela fominha entre uma refeição e outra, invista no açaí ou na vitamina de abacate. Eles ajudam a dar uma