Atmosfera Explosiva
Uma atmosfera é explosiva quando a proporção de gás, vapor ou pó no ar é tal que uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou do aquecimento de um aparelho provoca a explosão. Quais condições é preciso reunir para que se produza uma explosão? Para produzir uma explosão, três elementos são necessários:
Combustível + Oxigênio do ar + Faísca= Explosão
Observa-se que o oxigênio do ar estando sempre presente, falta reunir dois elementos para que se produza uma explosão. É preciso saber que uma faísca ou chama não é indispensável para que se produza uma explosão. Um aparelho pode, por elevação de temperatura em sua superfície, atingir o ponto de inflamação do gás e provocar a explosão.
Que tipos de produtos podem produzir uma explosão?
Os produtos de risco são classificados pela ABNT (NBR-5363/98) em 4 grupos: I, IIA, IIB, IIC. Esses produtos são geralmente:
Gás de aquecimento.
Hidrocarbonetos.
Solvente de cola e de adesivos.
Solvente e diluentes para pinturas.
Verniz e resinas.
Aditivos de fabricação dos produtos farmacêuticos, dos colorantes, dos sabores e perfumes artificiais.
Agentes de fabricação dos materiais plásticos, borracha, tecidos artificiais e produtos químicos de limpeza.
Elementos de tratamento e fabricação dos álcools e derivados.
Aonde pode se formar uma atmosfera explosiva?
Todos os locais onde são fabricados, estocados e transformados os produtos acima citados, estão pré-dispostos a conter uma atmosfera explosiva.
A regulamentação das zonas com riscos de explosão.
O que é uma zona de risco?
As regulamentações internacionais distinguem as seguintes categorias de zonas perigosas: zona "O", zona "1" e zona "2". Estas zonas são geográficas, mas os limites entre cada uma delas não são nunca definidos. Uma zona pode se deslocar por diversos motivos: aquecimento dos produtos, ventilação falha no local e (ou) erro de manipulação.
A