multiplexadores
Introdução
Multiplexação é uma técnica utilizada para permitir que mais de uma mensagem ocupe o mesmo meio de transporte. Ela é usada tanto em redes de computadores, em linhas telefônicas e no envio de telegramas. Se não fosse por esta técnica, as redes seriam coisas muito mais caras e possivelmente tecnologias como os aparelhos de telefones e celulares nunca teriam se popularizado.
O desenvolvimento de técnicas de multiplexação foi um dos principais fatores que levaram ao barateamento dos celulares nos últimos anos.
A grande vantagem da multiplexação é permitir que muitos nós se comuniquem simultaneamente pelo mesmo meio. A desvantagem é que é preciso posteriormente filtrar os sinais enviados para conseguir identificar a mensagem de cada usuário. O aparelho ou programa que realiza a multiplexação chama-se multiplexador. O aparelho ou programa que faz a filtragem das informações enviadas chama-se demultiplexador.
Objectivo
O objetivo básico para a utilização desta técnica é economia, pois utilizando o mesmo meio de transmissão para diversos canais economiza-se em linhas, suporte, manutenção, instalação, etc.
Multiplexação
A multiplexação é uma operação que consiste em agrupar vários canais de informação não relacionados, de modo a transmiti-los simultaneamente em um mesmo meio físico (cabo, enlace de rádio, satélite, fibra ótica, etc) sem que haja mistura ou interferência dos canais. A demultiplexação é a separação dos canais, recuperando a informação individual de cada canal.
Os motivos econômicos são os que determinam o uso da multiplexação nas mais diversas situações. Apesar de um sistema que utiliza a multiplexação necessitar de mais equipamentos, muitas vezes o custo do equipamento multiplexador pode ser compensado pela economia gerada ao se compartilhar um mesmo meio de transmissão entre z canais, conforme mostra a figura.
Fig: Aspectos Econômicos do uso da Multiplexação
Tipos de Multiplexação
Existem basicamente