Multiplexadores
INTRODUÇÃO 4
1 MULTIPLEXADORES 9
2 demultiplexadores 10
3 memórias 12
CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o intuito de abordar de maneira sutil, o funcionamento de circuitos multiplexadores e demultiplexadores. Aproveitando o ensejo, uma rápida passagem pela arquitetura de memórias.
1 MULTIPLEXADORES
Mas afinal, para que serve um multiplexador?
O multiplexador é um circuito combinacional que tem o objetivo de selecionar através de variáveis de seleção, uma de suas entradas conectando eletronicamente à uma única saída. Vejamos a figura 1.1 que faz analogia com uma chave seletora de várias entradas e uma saída:
Figura 1.1
Para melhor ilustrar como funciona um circuito multiplexador, podemos ilustrar o funcionamento de uma TV, quando se escolhe um canal entre as várias emissoras. As emissoras correspondem às entradas, a tela da TV à saída e o controle remoto é o multiplexador. Na figura 1.2 temos o circuito representado:
Figura 1.2
O número de entradas está relacionado com o número de variáveis de seleção, n = 2 ^ m onde n é o número de canais de entrada e m é o número de variáveis de seleção. 2 DEMULTIPLEXADORES
O demultiplexador é também um circuito combinacional dedicado com a finalidade de selecionar, através das variáveis de seleção, qual de suas saídas deve receber a informação presente em sua única entrada, executando a operação inversa realizada pelo multiplexador. Vejamos a figura 2.1:
Figura 2.1
Em seguida temos o demultiplexidador representado na figura 2.2:
Figura 2.2
Podemos perceber que o número de entradas esta relacionado com o número de variáveis de seleção seleção, n = 2 ^ m onde n é o número de canais de saída e m é o número de variáveis de seleção. Exatamente o oposto do multiplexador.
Na figura 2.3 temos os dois circuitos ligados simbolizando a transmissão e recepção de informações digitais. Esta importância se