Multiplexadores
Análise de Circuitos Digitais – Multiplexadores
Prof. Luiz Marcelo Chiesse da Silva
MULTIPLEXADORES
O multiplexador ou Mux é um circuito combinacional dedicado com a finalidade de selecionar, através de variáveis de seleção, uma de suas entradas, conectando-a eletronicamente à uma única saída. Esta operação é denominada multiplex ou multiplexação, que significa seleção e tanto as entradas como a saída são denominadas também de canais de entrada e saída. Como exemplo, quando se escolhe um canal de televisão através do controle remoto se efetua na verdade uma seleção entre as várias emissoras existentes. As emissoras correspondem às entradas, a tela de TV à saída e o controle remoto faz a função do Mux. Pode-se fazer uma analogia com uma chave de seleção de várias entradas e uma saída:
E0
E1
E2
E3
E4
S
Um Mux pode ser representado pelo modelo abaixo:
E9
E8
9
E7
E6
E5
En
:
:
:
MUX de n Canais
S2
:
.
.... ..
A1 A2
An
No Mux, o número de entradas está relacionado com o número de variáveis de seleção, ou seja: n = 2m n - número de canais de entrada; m - número de variáveis de seleção.
Como exemplo, um Mux com duas variáveis de seleção (m=2) pode ser codificado de quatro modos diferentes (00, 01, 10, 11) e possui, portanto, quatro
Cefet/PR – Cornélio Procópio
1
www.mecatronicadegaragem.blogspot.com
Análise de Circuitos Digitais – Multiplexadores
Prof. Luiz Marcelo Chiesse da Silva
canais de entrada (n=22=4). Com três variáveis de seleção (m=3) pode ser codificado de oito modos diferentes (000, 001, 010, 011, 100, 101, 110, 111) possuindo oito canais de entrada (n=23=8).
Dentre as inúmeras aplicações nos sistemas digitais podemos citar: seleção de informações digitais para um determinado circuito; seleção de informações digitais para serem transmitidas a um outro sistema digital; serialização de informações de vários bits; implementação de