Resumo Etnocentrismo
Cada um trata da melhor maneira seus problemas, mesmo o assunto seja o mesmo para ambos. De acordo com o evolucionismo a história era com “H” maiúsculo, única para toda a humanidade, todos tinham o mesmo sentido á seguir, até mesmo os mais primitivos, todos tinham seu progresso e sua evolução. Já o pensamento difusionista, cada cultura possuía sua história, tinham suas próprias mudanças, era particular á cada um, uma história com “h” minúsculo.
Sendo assim a história para cada um dos estudos tem um tema central de importância. Radcliffe-Brown não concordou com a vinculação do presente com o estudo do passado da cultura. Para ele o presente não precisa estar totalmente sendo explicada pelo passado, a sincronia não submete a diacronia da história. Como exemplo, cita um jogo de xadrez ao parar no vigésimo movimento e analisar os movimentos e sequencias desde a primeira jogada seria uma analise diacrônica, se analisar o que esta dentro do tabuleiro, posições das peças no vigésimo movimento, seria uma analise sincronizada.
Usando esse pensamento para analisar as culturas resultaria em duas visões diferentes para conduzir um estudo antropológico, aqueles que pensavam que o presente era uma explicativa do passado de acordo com as transformações que iam acontecendo e aqueles que achavam que o presente era o estudo da história do passado.
Radcliffe não concordando com esse pensamento criou o funcionalismo que seria um movimento que recobre uma parte da antropologia, e empurra o estudo