hello test
Nanotecnologia é um termo usado para referir-se a manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, ou seja, é a tecnologia que foca as propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico. O principal objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais, novos produtos e processos a partir da capacidade moderna em tamanhos miniaturizados. Dois exemplos de nanotecnologia são: Nanotubos e Nanolasers, apesar de possuirem estruturas diferentes, possuem a mesma finalidade.
Muito utilizada em processadores, empresas como Intel e AMD constantemente informam a dimensão (em nanômetros) dos transistores utilizados no processo de fabricação. Em linhas gerais, quanto melhor for a nanotecnologia aplicada no processador, os transistores serão menores, seu consumo elétrico será menor e consequentemente melhor será o aproveitamento térmico da CPU, elevando em termos gerais a um maior poder de processamento com melhor aproveitamento dos recursos.
NANOTUBOS DE CARBONO - IBM
Engenheiros da IBM conseguiram construir o protótipo de um processador usando a tecnologia de nanotubos de carbono, que por muito tempo foi considerado uma tecnologia promissora para a substituição do silício. Devido à tecnologia nano, consegue-se uma evolução para o alcance de processadores cada vez mais rápidos, com menor consumo de energia, ultrapassando também barreiras dos limites de miniaturização do silício.
A maior dificuldade encontrada foi fazê-los trabalhar em grupo e de forma ordenada, não é apenas difícil alinhar os nanotubos, como é muito problemático separar as partes metálicas das partes semicondutoras que saem juntas do processo produtivo.
Foi construído um protótipo do chip de nanotubos de carbono com mais de dez mil transistores, abrindo assim uma perspectiva real do substituto so silício. A maior motivação para trabalhar com os transitores de nanotubos é que em dimensões extremamente pequenas, eles superam em todos os aspectos os transistores feitos de