Multiplexadores e Demultiplexadores
MULTIPLEXADORES
E
DEMULTIPLEXADORES
Componentes: Frederico Holsbach, Joel Habowski
Disciplina: Eletrônica Digital II
SANTO ÂNGELO, 13 DE JUNHO DE 2015
MULTIPLEXADORES
Um multiplexador, multiplexer, mux ou multiplex é um dispositivo que seleciona as informações de duas ou mais fontes de dados em um único canal. São utilizados em situações onde o custo de implementação de canais separados para cada fonte de dados é maior que o custo e há inconveniência de utilizar as funções de multiplexação/demultiplexação.
Em eletrônica, o multiplexador combina um conjunto de sinais elétricos em um único sinal elétrico. Existem diferentes tipos de multiplexadores para circuitos analógicos e digitais. No processo de multiplexação temos técnicas básicas tais como: FDM (Frequency Division Multiplexing), TDM (Time Division Multiplexing), STDM (Statistical TDM), WDM (Wavelength Division Multiplexing) e CDMA (Code Division Multiple Access).
Em processamento de sinais digitais, o multiplexador obtém fluxos de dados distintos e combina-os num único fluxo de dados com uma taxa de transferência mais elevada. Isto permite que múltiplos fluxos de dados sejam transportados de um local para outro através de uma única ligação física, o que reduz os custos.
Na porção receptora da ligação de dados é comum ser necessário um demultiplexador ou demux para dividir o fluxo de dados com uma taxa de transferência elevada nos seus respectivos fluxos de dados com taxas de transferências menores. É comum combinar um multiplexador e um demultiplexador num único equipamento e fazer referência a todo o equipamento como um "multiplexador".
Os sinais aplicados às entradas de controle determinam qual entrada vai ser conectada à saída, transferindo assim seus sinais. Em outras palavras, com um MUX é possível selecionar qual entrada vai ser conectada a saída, isso simplesmente por meio de comandos lógicos.
Uma tabela verdade pode ser