Multiplexadores
Maurício dos Santos Escobar
Um multiplexador digital ou seletor de dados é um circuito lógico que aceita várias entradas de dados digitais e seleciona apenas uma das entradas, em qualquer instante, para ser a saída.
O roteamento da entrada de dados escolhida para a saída é controlado pelas entradas de seleção, também chamadas endereços.
Um multiplexador seleciona 1 entre N fontes de dados de entrada e transmite o dado selecionado para um único canal de saída. Esta operação chama-se multiplexação.
•
Multiplexador de Duas Entradas
O multiplexador tem duas entradas de dados I0e I1 e uma entrada de
Seleção S. O nível lógico aplicado na entrada S determina que porta
AND está habilitada de modo que o dado de entrada passa pela porta OR para a saída Z.
A equação para a saída Z mostra que se S=0 então Z=I0, e para S=1 temos Z=I1.Veja a Tabela Verdade.
•
Multiplexador de Quatro Entradas
O multiplexador tem quatro entradas de dados I0, I1, I2 e I3, duas entradas de seleção S1e S0 que selecionam qual entrada de dados será transmitida para a saída Z. Observe a tabela verdade na figura acima para deduzir a saída Z a partir da combinação de S1S0.
Existem disponíveis comercialmente multiplexadores de duas, quatro, oito e 16-entradas nas famílias lógicas TTL e CMOS.
•
Multiplexador de 8-Entradas 74AS151
O CI multiplexador 74AS151(ou 74ALS151) é um multiplexador de oito entradas. Tem uma entrada de habilitação G, ativa BAIXA, e fornece duas saídas: normal e invertida.
Quando G está BAIXA, as entradas de seleção ABC selecionarão uma entrada de dados (D0 até D7) que será transmitida para a saída Y ou W.
Quando G está ALTO, o multiplexador está desabilitado, então a saída Y será BAIXA(W será ALTA) ou ficará em Alta Impedância(Tri-State), conforme o tipo de CI.
Aplicações de Multiplexadores
Gerador de Funções Lógicas
Os multiplexadores podem ser usados para gerar funções lógicas