Multiletramentos
Edson Barbosa Carioca Junior1
RESUMO
O presente trabalho busca discorrer sobre a importância da psicomotricidade e seus componentes educativos como aliada no processo da alfabetização, compreendemos que o processo de aprendizagem naturalmente apresenta um razoável grau de complexidade devido às exigências de algumas habilidades, inclusive motoras. Dessa forma, se torna fundamental que as crianças com o auxilio da psicomotricidade adquiram atributos e competências necessárias para conquistar a leitura, a escrita e posteriormente o letramento.
Essas habilidades básicas são imprescindíveis para um desenvolvimento efetivo e satisfatório da aprendizagem e devem ser exploradas e utilizadas como instrumento de auxilio e facilitador no processo educacional.
Palavras-Chaves: Psicomotricidade, Educação Psicomotora, Letramento, Alfabetização.
INTRODUÇÃO
Atualmente é possível observar uma quantidade considerável de livros que utilizam os termos “psicomotricidade”, “psicomotriz” ou “psicomotor”, bem como a variedade de conteúdos e elementos teóricos que se utilizam para as origens e as causas dos transtornos psicomotores, e mesmo com toda essa numerosa quantidade de estudos ainda existem alguns conceitos não muito bem aclarados. _______________________
1Graduado em Educação Física, professor do ensino fundamental e médio no Colégio Militar de Manaus
HISTÓRICO
A palavra “psicomotor” apareceu pela primeira vez no ano de 1872, quando o neurologista Landois (citado por Vigarello em 1979) designou com este termino uma área cortical cuja estimulação elétrica gera o movimento em uma parte do corpo.
Na raça humana o homem inicia sua fala sobre seu corpo, desde então a psicomotricidade ganha seu espaço e de acordo com a história deste corpo, é o corpo simbólico que está marcado pelas diferentes concepções que o homem vai construindo a cerca de seu