Mesa redonda multiletramento
O vídeo disponível na plataforma “Multiletramentos e usos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação”, apresenta-se como um debate sobre o uso das tecnologias no campo educacional. Deste modo os professores falam sobre as possibilidades de se desenvolver métodos para que os educandos dominem as diversas linguagens disponíveis, e sejam capazes de se inserirem na sociedade não apenas como alguém que saiba decifrar os códigos, más também como indivíduos letrados, que compreendam as múltiplas linguagens e saibam interpretar as várias mensagens contidas nos diversos elementos textuais.
Além disso, as professoras Carla Cascarelli e Ana Elisa Novaes apontam que é necessário promover uma educação digital, a fim de que os educandos compreendam as diversas situações que acolhem cada tipo de linguagem. Deste modo elas falam que é necessário a utilização do novo, associando-se ao velho, ou seja, os professores devem trabalhar as tecnologias, más devem também fazer com que os alunos dominem as formas de linguagens utilizadas em livros, revistas, jornais e diversos meios de comunicação.
O trabalho com as tecnologias apresentam se hoje como um desafio para muitos profissionais, que ainda não dominam essas formas de linguagem, porém buscar apropriar desses conhecimentos é fundamental, uma vez que a sociedade contemporânea pede a formação de pessoas dinâmicas, autônomas, e comunicativas, que sejam capazes de interpretar as diversas situações e agir nas diversas circunstancias.
Por meio dos debates podemos concluir que é necessário primeiramente o preparo dos profissionais, no sentido de abrir espaço para o novo, de buscar alternativas, e de se aperfeiçoar. Promover espaço para multiletramentos requer capacidade e boa vontade para se trabalhar, além disso, acredito que as novas metodologias fazem com que os alunos se tornem sujeitos críticos e ativos no mundo.