Mulheres na grécia antiga
Resumo
Temos como objetivo neste artigo, primeiramente, generalizar o papel da mulher nas sociedades gregas e romanas antigas, apontar o que elas tinham de semelhante no modo como tratavam suas mulheres e, ao final, vamos discutir os pontos únicos no tratamento do gênero feminino de cada cidade Grega e Romana. Queremos mostrar o quanto a sociedade como um todo evoluiu seu conceito de cidadania, humanidade, igualdade e feminilidade, e como a mulher ao longo da história foi banalizada e marginalizada. Tocamos no assunto da sociedade patriarcal e condizente com a violência de gênero desde os tempos antigos, retomando para um olhar presente.
1 Introdução
Quando falamos sobre o papel feminino na Grécia Antiga, tem-se uma ideia generalizada de que em toda a Grécia as mulheres tinham o mesmo papel, que eram vistas do mesmo modo por todos e que tinham somente a função de procriação. A situação da mulher na época é um assunto complicado, pois não era a mesma em todas as cidades.
Não podemos nunca dizer que a mulher na antiguidade era a sempre a mesma, aparecendo somente quando podia gerar filhos para os homens. Enquanto essa é a realidade de muitas cidades antigas, não era a realidade de todas. Podemos sim dizer que a mulher foi maltratada durante os séculos, podemos sim dizer que foram deixadas à margem da sociedade, mas isso não quer dizer que o papel feminino tenha sido sempre o mesmo durante toda a antiguidade.
A mudança de conceitos durante o tempo da importância da mulher na antiguidade foi algo que aconteceu. Podemos citar o exemplo de Atenas, onde em toda sua história as mulheres não poderiam participar da vida política, mas sua descendência, depois de um tempo, decidia se seus filhos homens viriam a ser cidadãos atenienses ou não, pois deveriam ter como pai e mãe pessoas nascidas em Atenas.
2 As semelhanças no tratamento feminino em todo o período antigo
A mulher foi, e ainda