historia
Na Grécia Antiga mulheres, estrangeiros e escravos não participavam das decisões políticas na cidade portanto esta forma antiga da democracia era bem limitada.
Mulheres na Grécia Antiga: Na maioria das vezes as mulheres tinha um papel secundário e até marginalizado em toda a grécia (excessão para Esparta onde as mulheres eram valorizadas como parte ativa da sociedade tendo importancia política e social), os atenienses colocavam a mulher, em ordem de importância, atrás dos escravos que por sua vez ficavam atrás dos animais.
Escravos na Grécia Antiga: Os escravos eram a base da economia e da sociedade grega, tinham enorme importancia como força de trabalho mas eram marginalizados e subjugados socialmente. Estrangeiros na Grécia Antiga : Os estrangeiros eram proibidos de exercer direitos políticos podendo realizar qualquer outra atividade que não fosse vinculada ao status de “cidadão”.
A mudança da democracia na sociedade contemporânea em relação as mulheres
Atualmente na sociedade contemporânea a democracia é exercida na maioria dos países de forma mais “participativa”. Contudo houve uma grande mudança na democracia da Grécia antiga e atualmente principalmente com relação as mulheres.
Mulheres e seus direitos: As mulheres hoje em dia na maioria dos países podem votar, trabalhar e conseguir sua própria independência sozinha o que no caso da Grécia Antiga as mulheres eram julgadas como “objetos” e eram totalmente dependente dos seus maridos, sendo assim houve uma grande mudança e finalmente as mulheres tem seus próprios direitos e ser livre aos suas escolhas.