Analogia do processo de evolução das mulheres
Percebe-se que no decorrer dos séculos houve profundas mudanças de costumes,atos e até conquista de Direitos pelas mulheres.
Fazendo uma análise sucinta e citando alguns tópicos que contribuíram para tal mudança,podemos destacar no contexto, a mulher da Grécia Antiga e a mulher do Brasil contemporâneo,trazendo nesse mesmo diapasão elementos e fatos ocorrido entre um tempo e outro. Ver-se na Grécia Antiga uma figura de mulher desprovida de qualquer Direito,observa um comportamento de submissão,ausência de independência e condicionada a vida matrimonial em regime de clausura,diferente da mulher brasileira de hoje.
Discorrendo em um comparativo sobre a mulher da Grécia Antiga demonstrada na letra da música "Mulheres de Atenas Chico Buarque de Holanda,1976" é a mulher brasileira contemporânea podemos perceber na sua contextualização a evolução do Direito legal da mulher.
Numa metáfora da música em sua primeira estrofe no quarto parágrafo tem uma citação " Se banham com leite" trazendo para o sentido semântico,as mulheres da Grécia antiga eram proibidas de sair de suas casas ou seja não viam o sol e nem a cara da rua.
No contexto de hoje a mulher brasileira tem o seu Direito assegurado pela Constituição o direito de ir vim,participa ativamente das decisões da políticas e da família e não ficam mas sob o regime de clausura.
Em outro trecho da música na sua segunda estrofe no quarto parágrafo " Tecem longos bordados" este trecho descreve que a mulher da Grécia Antiga se preservavam nas suas casas a espera dos respectivos maridos voltarem de suas batalhas,elas não trabalhavam e esperava o provento chegar a sua casa viviam total dependência econômica dos seus maridos.
A mulher brasileira contemporânea vive extremamente sua independência na regra comum não vivem mas sobre o regime de clausura, exercem direito assegurado para o exercício do trabalho e gozam de independência financeira.
Em outro