Mudanças sistemicas
As estratégias políticas, econômicas e bélicas e as motivações de cada um durante e depois da guerra foram todas tomadas em função de suas expansões dentro e fora do continente europeu e pela hegemonia do sistema. Estavam em jogo não apenas o futuro dessas nações, mas também todo o jogo de poder e alianças que se dariam dali pra frente. Tanto antes quanto depois da guerra o clima de tensão e incertezas predominava.
No pós guerra principalmente é bastante perceptível esse quadro de instabilidades entre os Estados, e o sistema internacional estava completamente mudado e em desequilíbrio, as nações sentiam-se ameaçadas e extremamente feridas pela guerra. A Alemanha estava com seu orgulho ferido devido a sua derrota e as suas perdas territoriais e financeiras. Outro grande fator que influenciava fortemente o sistema foi à formação de um grande e pesado Estado que intimidava a todos e que se tornaria talvez um inimigo comum, a URSS, com seus ideais comunistas era vista como uma ameaça aos ideais liberal britânico e estadunidense e também havia o temor de que as idéias revolucionárias comunistas chegassem nos países que se formaram e que eram livres
agora. Medidas como os chamados “Estados - Tampões” foram tomadas para contenção do crescimento desta potência e a divisão entre os dois grandes estados continentais: Alemanha e a União Soviética.
Outro fator importante a ser mencionado é o crescimento dos EUA como uma potência econômica e com uma