Mudança no paradigma social: a concepção sistêmica
Pedro Fillipe Queiroz Oliveira
Resumo: O presente artigo aborda o atual contexto social em que vivemos, observando o que precisa ser questionado e o que precisa ser mudado para quebrarmos o paradigma atual. Expõe as visões de mundo que temos na atual sociedade e expõe a visão de mundo necessária para uma vida sustentável, onde nossas gerações futuras não sejam afetadas negativamente. Enfim, aborda a concepção sistêmica, definindo-a e expondo o que seria necessário para coloca-la em “prática”.
Palavras Chave: Concepção sistêmica, sociedade, paradigma.
Abstract:
This article address the current social context in which we live, noting what needs to be questioned and what needs to be changed to break the current paradigm. Exposes the worldviews we have in today's society and exposes the worldview necessary for sustainable living, where our future generations are not adversely affected. Finally, the systemic approach, defining it and exposing it would take to put it in "practice."
Keywords: systemic design, society paradigm.
Objetivo
Expor um novo modo de visão de mundo, onde todos têm consciência da dependência natural dos organismos, sistemas sociais e ecossistema.
Introdução
Hoje, o modo pelo qual vivemos, o modo que tratamos a natureza, que tratamos uns aos outros vem sendo cada vez mais questionado por autores, professores e estudiosos da área de gestão social. Mas quando estes questionamentos começarão a partir da sociedade? A percepção da sociedade de hoje não a permite perceber que todos os problemas atuais são sistêmicos, estão todos interligados.
A mudança do paradigma social atual passa por mudança na percepção, nos pensamentos e nos valores da sociedade. Capra define em seu livro, “A teia da vida”, paradigma social como “uma constelação de concepções, de valores, de percepções e de práticas compartilhados por uma comunidade, que dá forma a uma visão particular da realidade, a qual