mudanças na direçao de sao paulo alpargata
R: A competição com indústrias brasileiras também era acirrada e exigia modernização e reestruturações. Antigos funcionários, principalmente do alto escalão, não aceitaram as mudanças, mais de 60% dos funcionários abandonaram a Alpargatas. Estagnação das vendas e seguidos prejuízos.
2) Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?
R: Os membros estavam ligados apenas pelas tarefas e pela autoridade e hierarquia que as regiam. Amizades e interesses compartilhados eram postos de lado a tais células de trabalho funcionavam da maneira burocratizada, sem descontrações alguma, o que abria espaço para eventuais conflitos entre superiores e subordinados.
3) Quais as características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi o seu impacto no ambiente de trabalho?
R: Características de uma empresa que preservava uma herança e burocracia acentuadas, com níveis de formalização muito exagerados para se lidar num mercado muito exigente e sedento por novidades. Seu impacto foi notar a excessiva formalização da empresa, que era responsável pela existência que equipes pouco unida.
4) Quais foram as medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?
R: A redução da formalização, o enfraquecimento da rígida burocracia e a delegação de tarefas e poderes aos diretores dos departamentos contribuíram para a motivação dos funcionários.
5) Você considera Fernando Tigre um líder orientado para a tarefa ou para as pessoas? Justifique.
R: Fatores Higiênicos foram às divisões dos modelos de produtos, cada um responsável pela produção e vendas dos produtos. E os fatores motivacionais foram assim que os chefes de divisão tinham sua própria autonomia sobre as decisões em lançamento.
6) Explique a atuação de Tigre como líder.
7) Quando