Relatorio 7
Bruno Perles – Ra 11011734
Relatório 7
Estudo de Caso – Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas
1- Os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a São Paulo Alpargatas, foram de fazer a empresa crescer e voltar a ter lucro, após um período de estagnação. Ele assumiu a empresa em 1997 com a missão de tirar a empresa do buraco, que havia perdido em torno de 23 milhões de reais no ano anterior, bem como a empresa sofria com as estratégias ultrapassadas e com a forte concorrência, principalmente das empresas chinesas. Atualmente o presidente da Empresa é Márcio Utsch, e a empresa se encontra muito presente no mercado com duas diferentes marcas como: Havaianas, Dupé, Topper, Rainha, Mizuno, Sete Léguas, Osklen e Timberland. Todas essas se destacando nos seus respectivos ramos. Em 2008 , a Empresa Alpargatas, adquiriu em torno de 60% da Alpargatas Argentina (antiga controladora) e passou a ser a mais empresa calçadista da America do Sul. E em 2013 comprou todas as ações da Alpargatas Argentina.
2- Os fatores que contribuíram para a falta de motivação dos trabalhadores eram as decisões estratégicas ultrapassadas, falta de comunicação e politicas entre as divisões e uma organização totalmente ineficiente. Fatores esses que levaram uma falta de estabilidade bem como a falta de expectativa dos trabalhadores na empresa.
3- A empresa quando foi assumida por Fernando Tigre, ela tinha muitas características de empresas que continham em si uma forte herança e burocracia acentuada, bem como uma grande formalização que atrapalhava a empresa em um mercado que necessita novidades a todo o momento. Fernando Tigre queria mudar e ruir essa hierarquia rígida que a empresa vivia. Ele também fez questão de mudar pontos da cultura e de estratégia da empresa como mudar a postura dos funcionários. Tigre também contratou a McKinsey consultorias para fazer uma avalição do valor de Atividade (AVA) para melhorar a empresa.
4- Fernando