Platelmintos
Esquistossomose
O que é A esquistossomose, também conhecida como barriga d’água ou doença do caramujo, é uma infecção causada por parasitas do gênero Schistosoma. Existem seis espécies de Schistosoma, a saber: S. mansoni, S. hematobium, S. intercalatum, S. japonicum, S. malayensis e S. mekongi. Neste texto vamos nos ater apenas ao Schistosoma mansoni (S. mansoni), já que das seis espécies esta é a única presente no nosso país. um helminto pertencente à classe dos Trematoda, família Schistosomatidae.
Transmissão:
A transmissão é feita quando os ovos do S. mansoni são eliminados pelas fezes do hospedeiro infectado (homem). Na água, eclodem, liberando uma larva ciliada denominada miracídio, que infecta o caramujo. Após 4 a 6 semanas, a larva abandona o caramujo, na forma de cercária, ficando livre nas águas naturais. O contato humano com águas infectadas pelas cercárias é a maneira pela qual o individuo adquire a Esquistossomose.
Sintomas:
Dias após a infecção, a pessoa pode desenvolver uma erupção cutânea e/ou coceira no local em que o parasita penetrou na pele. A maioria das pessoas, no entanto, não têm sintomas nesta fase inicial da infecção.
Dentro de um a dois meses após a infecção, quando o parasita atinge o sangue e viaja através dele, a pessoa pode sentir: mal-estar, febre, mialgias, podendo surgir enterocolite, aumento do baço e do fígado, perda de peso e barriga crescida(ascite).
Diagnostico:
É realizado através de exames de fezes/USG.
O tratamento é feito através das medicações Oxaminiquina ou paraziquantel. Combate O combate a esta doença passa necessariamente por medidas de saneamento básico. Águas e sistemas de esgoto devem ter sempre as águas tratadas. Os caramujos, hospedeiros intermediários do parasita, devem ser eliminados. Ao entrar em águas paradas ou sujas, deve haver uma proteção nos pés com botas de borracha.
Teníase e cisticercose
helmintos pertencente a classe dos Cestoda, da família Taenidae. Ambas as doenças são