Relatorio 7
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA FUNDAMENTAL
EXPERIMENTO Nº7
ELETROQUÍMICA
ALUNO: Andressa Ilana Soares Galdino.
TURMA: E3.
PROFESSOR: Jefferson Princival.
RECIFE, 08 DE OUTUBRO DE 2010.
Sumário
1- INTRODUÇÃO
2- MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 PROCEDIMENTO
3- RESULTADOS E DISCUSSÕES
4- CONCLUSÕES
5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
6- ANEXO 1 – QUESTÕES
7- ANEXO 2 – CÁLCULOS
Introdução
O estudo das reações químicas que ocorrem em uma solução é denominado Eletroquímica. Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois pólos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
A primeira pilha eletroquímica foi criada em 1800, por Alessandro Volta, que utilizou discos (chamados de eletrodos) alternados de cobre e zinco, separadas por algodão embebido em solução salina. O nome "pilha" advém da sobreposição dos diversos discos de metal e algodão.
Mas, em 1836, John Frederic Daniell construiu uma pilha com eletrodos de cobre e zinco, mas cada eletrodo ficava em uma célula individual, possuindo um tubo, chamado de "ponte salina", que ligava as duas cubas, aumentando sua eficiência. Este tipo de dispositivo passou a ser chamado de pilha de Daniell.
Para melhor entender a eletroquímica, vamos recordar algo sobre oxidação e redução.
Oxidação: Quando uma espécie química perde elétrons na reação.
Redução: quando uma espécie química recebe elétrons na reação.
Os elementos envolvidos em uma reação