Bacillus Cereus E Streptococcus
Quem consumir esses alimentos contaminados poderá apresentar quase que de imediato vômito frequente, e quem só apresentar sintomas a partir de 6 horas (em média) após a ingestão, normalmente terá mais diarreias que vômitos, variando de sintomas leves a casos mais graves que necessitem do auxilio de hidratação por soros.
Encontra-se largamente distribuído na natureza, tendo já sido isolado do solo, pó, colheitas de cereais, vegetação, pelos de animais, água e matéria de decomposição.
Assim, o microrganismo é encontrado numa grande variedade de produtos agrícolas e de origem animal. Os animais podem ser portadores de bacillus cereus no seu corpo.
Ocasionalmente, ele pode causar mastites em vacas.
Temperatura de crescimento – entre 30 e 40 graus, embora algumas espécies seja de 50 a
55 C.
Consegue crescer em ambientes com valores de ph entre 5,0 e 9,3.
de 1 a 6 horas em casos onde o vômito é predominante; de 6 a 24 horas onde a diarreia é predominante.
Alguns procedimentos são necessários: lavar bem os alimentos (os grãos, principalmente, já que o contato com o solo é direto), lavar bem as mãos (se possível use luvas estéreis culinárias), após cozir os alimentos sirva-os em seguida e guarde as sobras não aproveitadas imediatamente (os esporos se reproduzem bem em temperatura ambiente.)
Consulte um médico, o tratamento pode ser na maioria das vezes através de antibiótico.
Essas bactérias fazem parte da nossa flora bucal, logo a transmissão é larga. Através do beijo, de um talher, da saliva enfim, por contato direto. E também estão em nosso intestino, trato respiratório e na pele. Entretanto, são facilmente extinguidas quando detergentes são utilizados na assepsia, mas resistem muito bem à desidratação.
Algumas poucas espécies causam doenças para os humanos, a maioria não.
Os sintomas das doenças mais comuns transmitidas por essa bactéria são:
Meningite Pneumococica: febre alta, dor de cabeça e rigidez na nuca.
Pneumonia