tecnologia da informação
Segundo fonte da internet (wikpedia) concluo que:
Rede nada mais e que um conjuto de informações e dados a serem partilhados por diversos mecanismos tendo uma fonte como progenitora e reprodutora. Já a arquitetura e a técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar diversos tipos de atividades humanas, visando uma determinada intenção plástica.
Fazendo a junção dos dois critérios teremos” Arquitetura de rede”
Arquitetura de Rede é como se designa um conjunto de camadas e protocolos de rede. A especificação de uma arquitetura deve conter informações suficientes para permitir que um implementador desenvolva o programa ou construa o hardware de cada camada, de forma que ela obedeça corretamente ao protocolo adequado.
Hoje em dia não se pode falar em rede sem citar o TPC/IP. O conjunto de protocolor originalmente desenvolvido pela universidade da Califórnia em Berkeley, sob contrato para o departamento de Defesas dos EUA`S, se tornou o conjunto de protocolos padrão das redes locais e remotas suplantando conjuntos de protocolos bancando por pesos pesados da indústria, como a IBM (SNA), Microsoft (NetBIOS/NetBEUI) e Novell (IPX/SPX).
O grande motivo de ter dado todo esse sucesso foi justamente o fato do TPC/IP não ter nenhuma grande empresa associada ao seu desenvolvimento. Isto possibilitou sua implementação e utilizações por diversas aplicações em praticamente em todos os tipos de hardware e sistemas operacionais existente.
Mesmo antes do boom da internet o TPC/IP já era o protocolo obrigatório para grandes redes, formados por produtos de muitos fornecedores diferentes, e havia sido escolhido pela Microsoft NT, devido às limitações técnicas do seu próprio conjunto de protocolos, o NetBEUI.
Entretanto, ao contrário dos protocolos proprietários para redes locais da Microsoft e da Novell, que foram desenhados para serem praticamente “plug and play”, as necessidades que orientaram o desenvolvimento do TPC/IP obrigaram ao