Rtyu
Caso identificado e redigido por Mario Ferreira Marques
"Na década de 70 a Alpargatas era uma potência, as pessoas sonhavam entrar nessa Cia. e quem já era funcionário se orgulhava.
Na década de 80 a Cia. deu início ao processo de declínio, com fechamento de fábricas ocasionando perda de mercado e consequentemente demissões.
Eu mesma acreditando no potencial e conhecendo a excelente qualidade dos produtos, não sabia aonde estávamos errando e nem para onde estávamos indo."
Este depoimento dado por Zilda Rossi, Analista de Planejamento Financeiro, representa o pensamento e sentimento de muitos funcionários da Alpargatas até 1997.
Vinda de um histórico de sucesso, chegando a estar posicionada entre as empresas mais cobiçadas no mercado acionário nos anos 70, a Alpargatas ingressou na década de 80 sem o mesmo brilho do passado (ver Anexo I).
Em fevereiro de 1997, foi empossada uma nova diretoria, liderada por Fernando Tigre, cuja missão era conduzir o turnaround da empresa e projetá-la como uma empresa vencedora no próximo milênio.
Um pouco de história
A companhia foi fundada em 1907, na cidade de São Paulo, por investidores de origem britânica, para produzir e vender alpargatas Roda e outros produtos como lonas e coberturas. Suas ações são listadas em Bolsa de Valores desde 1913. Possui várias marcas registradas, destacando-se Havaianas e Locomotiva. A história da São Paulo Alpargatas está associada à da industrialização e do desenvolvimento do mercado de consumo no Brasil. A experiência em distribuição e manufatura propiciou a diversificação da linha de produtos e o aproveitamento de oportunidades mercadológicas. Foi uma das pioneiras no desenvolvimento de marcas próprias de produtos de consumo, divulgadas com o apoio de campanhas de propaganda e promoção.
Nos anos 30, a companhia começou a diversificar sua linha de produtos, das tradicionais alpargatas Roda, para outros tipos de