mudança e cultura organizacional
1. INTRODUÇÃO
CULTURA é um termo geral que significa o conjunto de costumes e realizações de um povo ou de uma dada época. Significa, também, artes, erudição e demais manifestações do intelecto e da sensibilidade humana, consideradas coletivamente.
CULTURA ORGANIZACIONAL nada tem a ver com os significados anteriores. No mundo do trabalho, diz respeito ao modo de vida da organização em todos os seus aspectos, como ideias, crenças, costumes, regras, etc. Representa o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. Refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos e que distingue uma organização das demais. É, pois, o modo de pensar, agir e sentir de uma empresa e isso se manifesta na forma de realizar suas atividades ou seu negócio, na maneira como trata seus clientes, seus profissionais e equipes de trabalho, no grau de autonomia e responsabilidade que ela delega a seus membros, na prática de maior ou menor respeito às pessoas e aos valores éticos e em todas as suas relações com parceiros e sociedade.
Representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrões de conduta entre todos que dela participam, tais como, pontualidade, modo de receber e tratar as pessoas, preocupação maior ou menor com a qualidade, produtividade e atendimento aos clientes. Por isso ela traduz a identidade da organização, isto é quem ela é, qual a sua missão, quais os seus objetivos mais relevantes, como ela ajuda a comunidade e as pessoas a atingirem seus objetivos através dos serviços ou produtos que gera.
A CULTURA ORGANIZACIONAL orienta e ajuda a construir e ajustar a missão, visão e objetivos estratégicos da empresa. Alguns de seus aspectos são percebidos mais facilmente, enquanto que outros são menos visíveis ou identificáveis e de mais difícil percepção.
Exemplos dos aspectos mais