marketing
Não há empresa ou organização com ou sem fins lucrativos que não tenham produtos ou serviços para um determinado mercado, incluindo indústrias, lojas, órgãos públicos, instituições de ensino, ONGs e outras. Assim temos constituído o alicerce do Marketing – relação produto – mercado.
O marketing pode ser entendido como a definição de um determinado produto ou serviço e a forma como eles são elaborados e colocados no mercado. Portanto, marketing nada mais é que o planejamento adequado da relação produto – mercado.
Dessa forma, quando estamos falando do marketing, estamos pensando nas estratégias implantadas por uma empresa para a colocação de um determinado produto ou serviço no mercado com o objetivo de atender e satisfazer às demandas, necessidades e desejos de seu público-alvo (cliente).
A American Marketing Association (AMA), a mais antiga associação de profissionais e pesquisadores ligados as atividades do marketing define: “Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais” (AMA, 2004).
“Marketing é o conjunto de atividades que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca” (Kotler)
Hoje, o primeiro e mais importante passo para uma correta e eficaz aplicação do marketing no processo gerencial de um empreendimento implica rigorosa avaliação preliminar interna e externa.
Internamente avaliam-se os recursos disponíveis e a capacidade de aplicá-los da maneira mais eficaz. Externamente é preciso obter uma correta percepção de mercado em função dos objetivos com relação aos produtos oferecidos, isso porque as empresas desde sua criação estão sujeitas as inconstantes condições do mercado, necessitando adaptar-se continuamente para obter sucesso. Estas precisam estar atentas às mudanças e as novas oportunidades que surgem no mercado, atualizando e revendo seus