Quimica Analitica qualitativa
Faculdade de Engenharia - FAEN
Curso de Engenharia de Alimentos
Relatório de aula prática
Separação e identificação dos cátions do grupo I
Dourados – MS
Outubro- 2014
Resumo
Utilizando-se das propriedades características dos elementos é possível fazer sua separação e identificação. A formação de precipitados e a dissolução dos mesmos permitiram a identificação e a confirmação dos cátions do grupo I, que no caso trabalhamos com prata e chumbo, que no teste apresentou chumbo Pb2+.
Os Cátions presente na solução problema foram identificados, e os íons desse grupo eles se precipitam na forma de cloretos insolúveis pela adição de HCl.
E ao ser adicionado Iodeto de Potássio (KI) 0,1 mol/L-1 no resíduo final não houve a formação de um precipitado branco levemente amarelado, ou seja, confirmando que não havia presença de prata na solução final.
Introdução
Os cátions são classificados em cinco grupos, dentro dos cinco utilizamos o grupo I (Pb+2, Ag+). Os cátions do grupo I formam cloretos insolúveis, pela adição de excesso de ácido clorídrico.
Cloreto de chumbo (PbCl+2): É ligeiramente solúvel em água e por isso nunca é completamente precipitado quando se adiciona ácido clorídrico de número atômico
82 (possui 82 prótons no núcleo de seu átomo) e massa atômica 207,2. Localiza-se na tabela periódica no grupo 14 ou Família IVA; apresenta-se no estado sólido à temperatura ambiente. Trata-se de um metal de elevada toxicidade, pesado, maleável e mal condutor de calor e eletricidade. Possui coloração branco-azulada e acinzentada quando exposto ao ar. Pode-se dizer que o chumbo, que é conhecido desde a antiguidade, é o elemento químico estável de maior número atômico.
Cloreto de prata (AgCl): O elemento químico prata, número atômico 47 e massa atômica 107,87. Em condições ambientes, é um metal sólido de aspecto cinzento; no teste da chama desenvolve a coloração lilás. Localiza-se