Cultura e mudança organizacional
Professora: Sandra Garcia Aguiar
Aluno: Wailton Pinheiro Duarte
Curso: Gestão Pública
EXERCÍCIO
1) Com base na apostila do curso, construa uma definição para: (a)
Organização; e B) Cultura Organizacional.
. Organização, de um modo geral, é um conjunto de pessoas e coisas com um objetivo macro em comum, porém, dentro dessa organização, cada indivíduo tem seus objetivos individuais, o transforma a organização em uma espécie de micro cosmo, com vida própria, onde a dinâmica das mudanças é constante, sempre no caminho da busca pelo melhor, pela inovação, a fim de está sempre na vanguarda de seu segmento.
. Cultura Organizacional, podemos dizer que é toda a bagagem adquirida por uma organização ao logo do tempo, é tudo o que se construiu e se moldou nas estruturas administrativas, organizacionais e funcionais de uma organização. É expertise, o modo que a organização segue na lida com seus colaboradores e clientes, e que está sempre em processo de aperfeiçoamento.
2) Como podemos evidenciar tensões externas na Administração Pública?
As demandas da sociedade e a dinâmica dos acontecimentos, são exemplos de tensões externas. A administração pública deve agir sempre, em busca do bem comum para o administrado, em busca da solução que melhor molda-se às necessidades da sociedade, e, a partir daí, é que o administrador procura agir, de modo a satisfazer essas necessidades. A vida em sociedade é dinâmica, e a administração pública, como não poderia deixar de ser, deve acompanhar esse dinamismo. 3) A Cultura Organizacional é gerenciável? Em que medida essa questão é influenciada por um conceito mecanicista de gestão?
A Cultura Organizacional, como o próprio texto da apostila diz pode ser transformada conforme a necessidade da organização e sob alguns aspectos de tensões externas. Um exemplo bem atual sobre esse tema, e que está em discussão no Congresso Nacional, é sobre a desmilitarização das Polícias. É um temo