Cultura e mudanças organizacionais
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho Final da Disciplina
Cultura e Mudanças Organizacionais
Niterói
2012
Alichandra Angélica dos Santos de Góes
CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL: EM BUSCA DA COMPREENSÃO SOBRE O DILEMA DAS ORGANIZAÇÕES.
(A Lenda do Peixinho Vermelho)
Trabalho acadêmico apresentado à Disciplina de Cultura e Mudanças Organizacionais.
Niterói
2012
Introdução: As duas últimas décadas foram marcadas por novos modelos organizacionais que emergiram diante deste novo cenário internacional. Estes modelos foram introduzidos para ajustar as organizações à nova economia global, num ambiente muito mais dinâmico e competitivo. No texto estudado, vimos que a cultura e a mudança organizacional, são facilmente afetadas pela globalização, e que a sua sobrevivência depende de como ela recebe e reage as mudanças, aos fatores internos e externos. de quanto tempo ela leva para diagnosticar os seus problemas e resolve-los,de como ela encara esses novos cenários.
E nos fazer perceber que a sobrevivência da organização vai além de sua vontade (de seus gestores) de sobreviver nessas águas turbulentas do oceano.
A Cultura Organizacional é basicamente os deveres que as pessoas devem cumprir em relação ao seu local de trabalho ou estudo. É formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. Como o próprio nome sugere, é um tipo de organização com conscientização e responsabilidade.
A cultura organizacional envolve padrões de comportamento, crenças e valores